É a oferta de serviços financeiros de forma digital e on-line, através do uso API (Application Programming Interface), embarcada em aplicações de outros bancos, fintechs parceiras ou outras empresas, que podem usar sua própria marca para oferecer esses serviços integrados.
Os parceiros que aderem ao BaaS podem oferecer serviços aos seus clientes de uma forma muito simples e rápida reduzindo o tempo e o esforço da jornada do seu cliente e custo de desenvolvimento. Assim, é possível escalar muito rápido o seu serviço para seus clientes.
Os parceiros interessados devem preencher o formulário e aguardar o breve contato do nosso time comercial. Após contato inicial, será encaminhado o acordo de confidencialidade para iniciar o processo de desenvolvimento e homologação. Após a fase de homologação, e assinatura do contrato, será feito o onboarding para produção.
Cada serviço é negociado com o parceiro levando em consideração o volume de transações, as características do serviço e a complexidade de processamento.
Não. O Open Banking, atualmente sendo denominado como Open Finance, é uma iniciativa regulamentada pelo Banco Central do Brasil que permite que o cliente seja realmente dono dos seus dados financeiros. O compartilhamento de dados dos clientes entre instituições financeiras passa a ser possível de forma digital, porém somente se expressamente autorizado pelo cliente.
Já o BaaS é a oferta de serviços financeiros embarcados nas plataformas de outras instituições sem o compartilhamento de dados bancários dos clientes. Os dois termos muitas vezes se confundem pelo fato de ambos os modelos empregarem intensivamente as API (Application Programming Interface), um padrão de conectividade entre sistemas de forma on-line e tido como o mais sofisticado atualmente pela segurança e emprego de novas tecnologias.